Os termos Marca, Branding e Identidade Visual fazem parte do mesmo pilar de uma empresa, e geram muita confusão na mente das pessoas, afinal qual é a diferença entre Marca, Branding e Identidade visual, calma que já te explico!
Esses três conceitos não são sinônimos e, por isso, é importante conhecer cada um deles para entender como diferenciá-los.
O que é Identidade visual?
Lembrando que a identidade visual é todo o conjunto de fatores que e envolve o visual da empresa, como o próprio nome já diz. Ela engloba o logotipo, a paleta de cores, a tipografia oficial e materiais gráficos (cartões de visita, envelopes, personalização das redes sociais, pastas A4, etc).
Quer saber mais sobre identidade visual, Clique Aqui!
O que é Marca?
O termo marca ou “Brand” em inglês é seu logotipo basicamente, esse elemento é utilizado por empresas para expressar algumas informações sobre ela, existem marcas mais conservadoras ou mais descoladas, outras criativas e outras mais minimalistas, as marcas podem mostrar como as empresas se posicionam e como elas querem ser vistas, por isso quando criamos a nossa marca devemos ser criteriosos e tentar ao máximo dar um significado a ela.
Para definir o conceito de marca, podemos partir para duas vertentes. A primeira delas a considera, basicamente, como o logotipo gráfico da empresa. Já partindo para um conceito mais amplo, é possível dizer que a marca é tudo aquilo que representa a empresa.
Partindo desta última ideia, podemos agregar à marca o nome da organização ou produto, a sua missão, valores, sua cultura interna, a maneira como atende seus clientes e, claro, sua identidade visual também.
O que é Branding?
O Branding já todo o processo de planejamento e desenvolvimento do conceito da empresa e como ela se posiciona a respeito de quem é e suas visões de mundo, sua atmosfera e ideais, como se relaciona e como quer dialogar com os seus clientes, o branding é vai muito além das artes gráficas, envolve slogan e símbolos entre vários outros elementos que constroem a Identidade visual.
Antes de ter um bom branding fica difícil criar a identidade visual, pois é o branding que dita como a empresa vai impactar.
É a palavra que define toda uma estratégia e gestão, que inclui a logomarca e identidade visual.
Sem o branding bem definido, não é possível criar uma identidade, pois é ele quem dita as premissas da marca, ou seja, define a essência que será desdobrada em conteúdos visuais.
O objetivo do branding é despertar sensações positivas e direcionadas para atrair o público desejado da empresa.
Quando bem trabalhado, faz com que a marca se torne respeitada e bem-vista pelas pessoas, de modo que ela seja a primeira coisa que vem a mente do cliente quando ele pensa no produto ou solução que sua empresa oferece.
Por último, a logomarca de um negócio é a representação visual de quem ele é e como ele quer se posicionar no mercado. Existem logos mais tradicionais, modernas, ousadas ou conservadoras, e, acredite, todas as variações presentes nelas dizem muito sobre a empresa em questão.
Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus colegas e amigos!